top of page
Cessna C152 PR-NSV

PILOTO PRIVADO

Sobre

O curso prático de piloto privado é a primeira etapa para a sua formação como piloto.

 

Neste curso, o aluno piloto começa com missões de manobras básicas, passa pela fase de missões de toque e arremetidas e realiza o primeiro voo solo. Em seguida passa pela fase de aperfeiçoamento com aproximações, treinamento de IFR básico em simulador, a fase de navegações e, por fim, o aluno realiza treinamento de voo noturno. Quando o aluno finaliza o curso e é aprovado em todas as missões, ele é submetido ao voo de cheque com o examinador credenciado pela ANAC do CIAC.

 

Na PLA o aluno passa por um acompanhamento teórico com grounds em solo a cada fase do treinamento o que auxilia na preparação do aluno para as missões.

Experiência Prévia

O curso prático de piloto privado é o primeiro curso para se tornar piloto de avião, por isso não é necessária experiência prática anterior.

Embora a prova de Piloto Privado da ANAC/FGV seja obrigatória apenas para a realização do primeiro voo solo, recomendamos que o aluno já tenha sido aprovado na prova.

Licença e Habilitação

Ao ser aprovado no curso prático de piloto privado, o aluno terá a licença de Piloto Privado de Avião e a Habilitação MNTE.

Com isso, o piloto poderá operar aeronaves monomotoras de até 5.670 Kg (12.500 lb) em regras de voo VFR - Visual Flight Rules (Regras de Voo Visual) em condições VMC - Visual Meteorological Conditions (Condições Meteorológicas Visuais)

Próximo passo

Para continuar na formação de piloto, o próximo passo é realizar o curso de Piloto Comercial para aprender a voar aeronaves por regras IFR - Instrument Flight Rules (Regras de Voo por Instrumentos) e MLTE (aeronaves multimotoras) além de obter a Licença de Piloto Comercial e poder então, trabalhar como piloto.

Pré-requisitos

- 18 anos de idade
- 2º grau completo
- Ser portador do Exame Médico (CMA) de 2ª Classe
- Ser portador do CCT (Certificado de Conhecimentos Técnicos) de PP

Treinamento

- Fase 1 - Pré-Solo - 5 horas em solo, 2 horas de simulador e 17,5 horas de voo - 24,5 horas de treinamento

- Fase 2 - Aperfeiçoamento - 1 hora em solo e 4 horas de voo - 5 horas de treinamento

- Fase 3 - IFR Básico - 2 horas em solo e 3 horas de simulador - 5 horas de treinamento

- Fase 4 - Navegações - 5 horas em solo e 11 horas de voo - 16 horas de treinamento

- Fase 5 - Noturno - 3 horas de voo - 3 horas de treinamento

Aeronaves Utilizadas

- Cessna 152

- Cessna 172

- Piper PA28

Apresentação

Faça o download da apresentação do curso clicando no botão abaixo. Nela, você terá todas as orientações sobre o curso e o material da escola.

Regulamentação

QUERO COMEÇAR MEU CURSO!

bottom of page